blog dicas de verão
“Verão com Estilo: Dicas para Aproveitar a Estação e Vestir Suas Roupas de Forma Única e Criativa”

A nova estação estimula ideias inovadoras

As trocas de estação são bons momentos para darmos uma parada, fazermos novos planos, fazer a energia fluir, fazer novos movimentos. Pelo menos eu costumo fazer isso. Especificamente o Verão, que normalmente coincide com o período em que a maioria de nós dá mais tempo ao tempo, pode ser um ótimo período para reflexões. Além de ser uma estação onde muitas peças saem do closet para passear mais nas ruas, nas praias, em outras cidades, é um ótimo momento para avaliarmos se o que temos ainda é condizente conosco, além de avaliarmos a parte estética e funcional das peças e usarmos a imaginação para darmos novos usos a elas.

É um momento de autoavaliação também e isso pode impactar diretamente no que vestimos, com nossas novas preferências e o que queremos sentir, que pode ser tudo novo e diferente do que estávamos acostumados.

Para abrir a mente no Verão e pensar em novas formas de vestir as peças do seu closet

Para ser inovador, criativo e sustentável ao se vestir, dar uma segunda chance às peças paradas, ressignificar os itens e pensar de uma maneira mais original sobre como se vestir, as perguntas iniciais que eu sugiro fazer são essas:

Combinações mais surpreendentes nesta estação:

– Há outras coordenações de peças que eu consiga fazer que sejam novas e originais, com outros itens que eu nunca usei para essas combinações? Ou eu consigo usar essa peça de uma nova maneira que nunca pensei antes?

Tem sempre uma blusa com uma cor específica que temos coragem de usar normalmente com calça jeans ou uma peça colorida, mas uma peça só. Normalmente é assim, mas é claro que não é uma regra.

Uma vez eu atendi uma pessoa que guardava as roupas penduradas no closet formando “conjuntos”. Eu perguntei por que ela guardava as roupas daquele jeito e ela me respondeu que ela só usava aquela blusa com aquela calça, aquela camisa com aquela saia etc. o desafio foi que ela desfizesse essas combinações práticas e já montadas e usasse a imaginação para refazer tudo e “descombinar” o que ela estava acostumada a usar sempre do mesmo jeito.

Claro, ser prático e fácil, na maioria dos casos, é um bom argumento para se vestir. Mas para quem está insatisfeito com a monotonia e falta de alinhamento da imagem com a sensação que tem ao se olhar no espelho, esse é o primeiro passo para a mudança.

Sair do óbvio, sair do mesmo, sair do esperado dá uma nova vida, anima, faz pensar, faz ser um processo mais gostoso o de se vestir.

Por exemplo: Esse pareô pode ser usado como um top de um ombro só, com uma amarração especial? Ou uma bolsa leve para esse momento de férias?

Tem várias amarrações interessantes que transformam lenços e pareôs em bolsas.

– Tenho peças que, se sobrepostas ou combinadas com outras, teriam um efeito totalmente diferente?

No Verão fica um pouco mais difícil de fazer sobreposições por causa do clima quente, mas por exemplo, sobrepor duas regatas leves até poderia funcionar bem.

Dois cintos finos usados juntos também tem um efeito interessante.

Uma cliente minha tinha duas saias idênticas – uma preta e outra estampada. Durante a consultoria de estilo e expressão pessoal que ela fez comigo, juntei as duas saias e deixei a fenda desencontrada, aparecendo um pedaço da estampa da saia de baixo e a saia preta ficou por cima. Ela não usava as saias separadas e começou a usar as saias assim, sobrepostas.

Paleta de Cores mais ampla, além das cores esperadas para este Verão:

– Essa é uma cor que ainda me faz bem ter perto de mim? Como me sinto quando a uso nas roupas?

É muito difícil as pessoas usarem sempre as mesmas cores sem querer mudar de vez em quando e sempre sentirem as mesmas emoções quando usam essas cores, exceto algumas exceções. Não precisamos ficar presos a cores nem a paletas, a cartelas fixas.

Na minha consultoria eu estimulo o uso de cores que façam sentido com o que queremos para nossas vidas, com nossas preferências e outras mensagens que refletem inclusive nossas prioridades. Não é só sobre embelezamento. E a paleta que sugiro para cada um não vem de uma fôrma padrão, onde todas as cores ou são suaves ou intensas etc. Tem uma mistura de tudo, mas que faz sentido para cada pessoa. Tem uma paleta sim, mas ela não é fechada em uma regra, como já comentei, ela serve para estimular o uso de várias outras cores que fujam desse padrão que as outras cores desta paleta poderiam determinar.

– Essa blusa que eu nunca uso por achar a cor mais apagada, se combinada a uma saia de cor mais intensa ou mais escura ou mesmo bem mais clara, poderia me fazer usá-la mais vezes?

Se mesmo a minha paleta que é mais aberta e não segue um padrão de regras não tiver a cor específica de uma roupa e a minha cliente quiser usar, é claro que ela vai usar. Há várias formas de neutralizar ou acender um tom ou simplesmente não se dar importância a ele e sim dar foco a outros elementos do visual.

É um exercício muito interessante para se fazer especialmente agora no Verão, onde recebemos estímulos o tempo todo de que as cores precisam ser vibrantes. Isso depende muito, não faz sentido com todo mundo.

– Eu usaria mais esses colares muito finos, que estão parados na gaveta há um bom tempo, se juntasse todos formando um volume maior e mais impactante?

Vamos ganhando presentes ou mesmo comprando peças ao longo da vida e que, um belo dia, passam a não fazer mais sentido para nós. Neste exemplo dos colares, se essas peças mais finas não te encantarem mais, tente juntar tudo de uma vez e ver como essa mistura faz você se sentir.

Vale misturar cores, dourado com prateado, materiais diferentes – como metal com acrílico.
Misturar períodos e épocas das peças também é um recurso criativo – peças mais contemporâneas com peças vintage ficam super interessantes juntas.

 

– Brincos pequenos e coloridos poderiam ser usados como “pins” nas blusas ou camisas?

Às vezes perdemos uma peça do par ou mesmo não conseguimos usar brincos com um estilo determinado, mas que como um pequeno broche poderia ficar interessante na roupa, na bolsa ou até no cabelo.

Moda e Decoração: inspirados pelo Verão a dar novos usos às peças

E as dicas de novos usos podem se estender para a casa:


Como usar uma bolsa de palha, como peça de decoração ou peça funcional da casa ?

Bolsas grandes de palha ou outros modelos estruturados poderiam virar um revisteiro ou um apoio para a área da cozinha ou lavanderia, se pendurada na parede. Tem bolsas tão bonitas, que já não usamos mais, mas não queremos nos desfazer e dar um novo uso fora do closet pode ser muito inesperado e autêntico. Neste Verão, dê uma analisada em suas bolsas e reflita sobre essa ideia.

– Colares com a cara do Verão, usados como peças de decoração

 Os colares mais maximalistas e muito coloridos poderiam decorar a mesa de centro sobre um livro ou pendurados no abajur, abaixo da cúpula e transformar a peça. Já pensou nisso?

– Lenço grande pendurado na parede

Lenços grandes com estampas bonitas podem ser enquadrados e pendurados na parede da sala ou do quarto.

O que a nova estação (Verão) pode nos trazer de mudanças

Muitas pessoas já falam sobre dicas de tecidos para o Verão ou falam sobre se arriscar mais e incentivam a usar cores mais vibrantes nesta estação (mesmo que não tenha a ver com você) ou indicam quais são as peças-tendência para investir nesse momento. Não serei repetitiva falando sobre esses temas aqui e alguns temas nem fazem parte do meu jeito de trabalhar. Prefiro neste texto estimular e apoiar você a pensar de uma forma mais criativa e reavaliar, ressignificar seu closet. Essa sim seria a sugestão de se arriscar que eu daria a você.

Se precisar de alguém para estar com você para dar um novo e criativo olhar para suas peças, entre em contato!

 
 
 
Enviar uma mensagem
1
Posso te ajudar?
Olá Como podemos ajudar?