consultoria de imagem para médicos e profissionais da saúde
Além de ter feito projetos residenciais – e até alguns corporativos – nos 30 anos que atuei como arquiteta, fiz muitas clínicas médicas. Acabei sendo chamada para projetar essas clínicas por médicos e médicas que gostavam do jeito acolhedor dos projetos, levando o conceito residencial para as clínicas.
E para alguns desses clientes médicos, fiz a consultoria de imagem deles também. Tudo estava interligado – o jeito que eles queriam receber seus pacientes, como queriam se sentir ao trabalhar com seu público, os diferenciais do atendimento – estava tudo refletido no espaço físico e também na imagem dos médicos.
No caso específico das mulheres, por atuarem em clínica própria, muitas médicas podiam usar roupas sem o jaleco por cima, vestindo essa peça apenas no momento do exame e não da consulta. Isso facilitava criar a Assinatura Visual da imagem profissional, sem a limitação do jaleco.
E esse é um dos desafios do meu trabalho – há locais, como os ambientes hospitalares e algumas clínicas, onde o profissional já começa com várias restrições das regras do local e do uso do jaleco ou uniforme. Precisar estar sem muitos acessórios e não interferir no visual “imaculado” do jaleco, que, além de transmitir a autoridade médica, alguém que sabe o que diz e em quem o paciente pode confiar, há a sensação de limpeza, higiene, cuidado. O jaleco é alongado, normalmente, e peças alongadas, com colarinho e botões, transmitem mais formalidade.
Em cada caso, é preciso avaliar se precisamos destacar o jaleco e suas mensagens ou se é preciso equilibrar, para que a sensação seja de mais receptividade, acolhimento, proximidade. Além disso, há áreas médicas em que o paciente pode se sentir intimidado diante do visual formal do médico, de acordo com estudos, associando a imagem a dor e a medo.
Então, as roupas usadas por baixo do jaleco – se contrastam ou não com ele; os óculos; a beleza do rosto em geral, incluindo cabelos; os sapatos; lenços; relógios – o que for permitido – contam e muito nessa Assinatura Visual.
Tudo isso parece restringir muito as opções de vestimenta, mas há detalhes que, quando explorados da forma ideal, são essenciais para construir a Assinatura Visual da imagem profissional em qualquer ambiente de trabalho, não apenas da área da saúde.
Sobre mim
Ao longo da minha trajetória, acompanhei de perto o universo corporativo — muitas vezes pelos bastidores, projetando o lar de profissionais de alta performance quando atuei como arquiteta (por 30 anos).
Na consultoria de imagem, transformei meu olhar estratégico em método: ajudo profissionais a traduzir seu valor e diferenciais em presença visual com clareza.
Meu trabalho é conduzir pessoas a uma imagem que sustente seus próximos passos — alinhada ao que desejam comunicar, com uma Assinatura Visual inconfundível e reconhecida da maneira que os profissionais desejarem.