Comecei na arquitetura, onde atuei por 30 anos com um público altamente exigente, desenvolvendo soluções para desafios estéticos complexos. Paralelamente, fui designer de joias e depois conheci a consultoria de imagem, há 15 anos, onde estou até hoje — e agora, exclusivamente nesta área. A imagem pessoal uniu todos os meus interesses, que sempre envolveram a lapidação visual de tudo. Sou movida a desenvolver potencial estético com resultados fascinantes, apurados e precisos. Aprimorei minha escuta e desenvolvi uma visão ampla e um senso estético apurado, o que me permite ter uma conversa mais direta, sem rodeios, capaz de revelar o sutil — o brilho pessoal traduzido em escolhas refinadas, combinações inteligentes e potência estética.
Como consultora de imagem, gerencio sua imagem para que você chegue à sua máxima potência estética, como eu costumo dizer. Cada um vai ter a sua, mas o objetivo é chegar “Direto ao Brilho” — o nome que dei à minha consultoria pois ela representa o grande salto da sua imagem à sua máxima lapidação estética.
Já trabalhei com foco em processos diferentes e interessantes, onde as pessoas tinham nessas consultorias um espaço para falar e refletir sobre si mesmas, em atividades lúdicas, diferentes, artísticas. Já fiz consultorias mais longas, incluindo painéis de Semiótica, análise de cores a partir dos testes com tecidos e muito do que se faz nessa área de consultoria de imagem.
Na consultoria Direto ao Brilho, o foco é dar o salto, é assumir o que falta e seguir de forma objetiva ao auge. Não cortando caminho, pelo contrário. Por ter percorrido uma longa trajetória e com vários tipos de metodologia, entendi como eu percebo as pessoas e como posso fazer esse gerenciamento da imagem pessoal a partir de conceitos que eu mesma desenvolvi com o meu olhar que vem de outras áreas onde o resultado também é estético. Quando falo que o resultado é estético não significa que seja um resultado superficial, seguindo minhas próprias preferências. É um resultado aprofundado de acordo com cada pessoa e, como expliquei antes, desenvolvido a partir do que é importante para ela de forma mais direta pelo fato de eu ter praticado inúmeros processos e entender como conseguir fazer isso ao proporcionar mais clareza do que confusão para as pessoas, com um método direto ao ponto, direto ao brilho.
O que veio da minha experiência como arquiteta:
Na arquitetura, trabalhei com clientes e projetos exigentes, com expectativas de resultados surpreendentes e precisos. Comecei numa época onde não havia essa facilidade de buscar referências externas com imagens como Pinterst e instagram. Isso me deu uma convicção de criadora, de saber que o que eu criava e executava eram realmente meus, de acordo com meu olhar e técnica profissionais.
Eu mesma vi a diferença entre meus projetos com o surgimento dessas redes sociais de referências de imagens. No início eu era mais livre, mais criadora, sem a pressão de referências externas. E foi nessa época que consegui me moldar e me entender como arquiteta, no início de tudo. Foi fundamental para mim e pude desenvolver um jeito de trabalhar que me fazia respeitar cada material, cada detalhe, sabendo que eles tinham muita importância no todo.
Nomeei como “Reset Visual” um recurso que eu adquiri e desenvolvi nos projetos, e que normalmente os arquitetos desenvolvem mesmo — eu acredito que sim — e que trago para a consultoria de imagem. Que á a capacidade de ver tudo como se fosse pela primeira vez, recontextualizando os elementos de design e estéticos de acordo com o local, a forma e perto do que eles eram utilizados.
Outro recurso importante desenvolvido, que é derivado do “Reset”, é a capacidade de lapidação estética — entregar o máximo de valor ao que normalmente nem era considerado um material, um detalhe com valor estético.
Os contrastes também são um ponto forte nos meus projetos da época de arquiteta, que desenvolvo na consultoria de imagem. Contraste entre quais elementos, qual o nível desse contraste e se ele é gradual ou direto — se ele sussurra, fala ou grita — resultado que depende de cada objetivo de estilo pessoal.
Para contrastes graduais, há técnicas específicas que fui desenvolvendo ao longo dos anos, aplicando nos projetos de arquitetura e nos trabalhos como consultora de imagem.
Proporção é um fator que pode ser deixado como secundário por muitos, mas que considero de grande importância para um visual harmônico, bem trabalhado. E a consultoria de imagem é sim sobre gerar harmonia visual e beleza, vários tipos de beleza. Já trabalhei de forma a não reforçar essa ideia, mas nessa consultoria, como o resultado precisa incluir o brilho e poder pessoal, não temos como fugir de uma imagem que cada pessoa considere ser a que tenha atingido um auge estético, o seu melhor resultado e isso inclui a beleza subjetiva e pessoal, mas que gera a autoconfiança necessária para sustentar essa imagem lapidada, esteticamente falando. Sem preconceitos, sem pretensões, sem artificialismos, apenas de forma natural e potencializada.
Sobre Roberta Polito, consultora de imagem:
Atuando na área de consultoria de imagem em São Paulo há 15 anos, aplicou e criou várias metodologias — olhar estético lapidado por ter atuado no passado como arquiteta (por 30 anos) e designer de joias. O projeto “Direto ao Brilho — o salto da sua imagem pessoal” traz à imagem pessoal a melhor performance visual e máxima potência estética, com o objetivo de aprimorar o brilho pessoal e o magnetismo próprio, com força e ao mesmo tempo naturalidade, por ser de forma verdadeira, sem artificialismos.
Você descobre o que falta para chegar aonde deseja estar e alcançar o auge da sua imagem pessoal de forma genuína
consultoriadeimagem@robertapolito.com.br